Munícipes de Quelimane clamam por melhoria do Saneamento do Meio

Saneamento do Meio_Quelimane - Cidadãos de Moçambique

As chuvas que se fazem sentir desde os finais do mês passado até então no município da cidade de Quelimane, estão a colocar à prova os trabalhos do edil da autarquia Manuel de Araújo, isto porque, o problema de saneamento está ainda aquém do desejado.

Mesmo com os esforços levados a cabo desde que ascendeu ao poder, ainda prevalecem os problemas de águas negras nas ruas de alguns bairros da autarquia como Torone velho, 25 de Setembro, 1º de Maio e Manhaua que pode, em parte, ser prejudicial à saúde dos moradores e colocá-los na condição susceptível à infecção por doenças como cólera, malária e outras enfermidades de origem hídrica.

Falando ao Cidadãos de Moçambique, Joaquim Santos, de 70 anos de idade, morador no bairro 25 de Setembro, disse que o problema de saneamento é de longa data, e pede a edilidade que colocasse saibro nas ruas daquele bairro de forma a minimizar a situação de águas paradas. “O facto é gritante porque sempre que chove e as viaturas se fazem passar pelas ruas, a água tem invadido dentro das casas dos munícipes”, lamenta.

Aliás, aquele munícipe lembrou que face a esta situação, o Edil Manuel de Araújo visitou, recentemente, aquela unidade residencial para ver de perto a situação e prometeu enviar um topógrafo para fazer um trabalho de estudo de viabilidade com vista a abrir-se uma manilha para que as águas turvas desaguem nas valas de drenagem.

 

Jamali Leonardo Dinheiro de 25 anos de idade e residente no bairro 1º de Maio, pediu aos munícipes a mudança de atitude no que tange ao tratamento dos resíduos domésticos, visto que, há ocorrência de hábitos de renitência de depósito do lixo nos locais apropriados, optando pelas valas de drenagem o que cria um condicionamento e entupimento das mesmas causando, assim, cheiro nauseabundo que, uma vez mais, coloca em risco a saúde dos moradores.

 

Os residentes desta autarquia apelam ao executivo de Manuel de Araújo a ser proativo nas suas promessas com vista ao melhoramento das condições que a urbe ainda apresenta.

Cidadãos De Moçambique

Cidadãos de Moçambique

info@cidadaos.org.mz

Somos uma rede de activistas, independentes e apartidários, dedicados a assegurar que os cidadãos tenham o direito a informação e a informar bem como a capacidade de influenciar as decisões políticas, macro e micro, com impacto sobre as suas vidas

Sem comentários

Postar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: