Quem está a difundir a Informação sobre a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável?

Objectivo de Desenvolvimento Sustentavel

VAMOS QUEBRAR O SILÊNCIO, MOÇAMBIQUE DEVE CUMPRIR COM OS ODS

Foi a 1 de janeiro de 2016 que entrou em vigor a resolução da organização das Nações Unidas (ONU) sob o lema: Transformar o mundo.

A agenda 2030 do Desenvolvimento sustentável é constituído por 17 objetivos desdobrados em 169 metas, que foram aprovadas pelos líderes múndias a 25 de setembro de 2015 numa cimeira em Nova Iorque na sede da ONU.

É responsabilidade do Governo Moçambicano divulgar e  implementar estes objetivos para que sejam alcançados até 2030, mas isso é algo que não está a acontecer neste país, porque quem têm o maior poder não está a divulgar como deve ser. Poucos moçambicanos têm o conhecimento do mesmo, e como é que se espera que a sociedade possa ajudar no alcance dos mesmo?

Faltam 12 anos e os desafios são enormes, por vezes penso que o governo moçambicano não está interessado em melhorar a vida do povo, pois dos 17 objetivos, os objetivos 1 atá 8 que são: Erradicar a pobreza e a Fome, Saúde e Educação de qualidade, Igualdade de Gênero, água e saneamento, Energias renováveis e acessíveis, o trabalho digno e crescimento econômico, são os principais que já deveriam estar a ser divulgados para que se trance um plano para implantação.

Nádio Taimo - Activista Social - Cidadãos de Moçambique

Nádio Taimo – Activista Social – Cidadãos de Moçambique

O sistema de educação usado é muito deficiente. Este é o momento de reforçar os meios de implementação e revitalizar as parcerias. Num país onde o nível de desemprego é muito elevado, vários são os jovens que deambulam pelas ruas sem ocupação. Porquê não usar os mesmo para implementar e difundir a informação para garantir padrões de consumo e de produção sustentável?

O governo têm o papel promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso a justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos níveis, porque os pequenos grupos organizados da sociedade civil não tem tanto poder para interferir neste assunto.

Chegou a hora de sair dos gabinetes, a agenda está lançada, façam o que deve ser feito só ai a sociedade irá ajudar na implementação dos mesmos.

Queremos que o governo nos diga ou mostre qual é o nosso papel como sociedade, como jovens, o que fazer e como fazer para alcançar esta agenda até 2030 junto dos outros estados membros da ONU. Muito tempo já se foi e nós precisamos transformar o nosso mundo.

Cidadãos De Moçambique

Cidadãos de Moçambique

info@cidadaos.org.mz

Somos uma rede de activistas, independentes e apartidários, dedicados a assegurar que os cidadãos tenham o direito a informação e a informar bem como a capacidade de influenciar as decisões políticas, macro e micro, com impacto sobre as suas vidas

Sem comentários

Postar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: