Viva o dia Mundial do Meio Ambiente!

Viva o dia Mundial do Meio Ambiente

O mundo celebra hoje, 05 de Junho, o dia do ambiente sob o lema “Sem contaminação por plástico”. Actualmente a degradação do meio tem sido tema de vários debates a nível do planeta, onde as fábricas, veículos e as grandes indústriais tem expelido gases que prejudicam o ambiente, provocando, na sua maioria, danos enormes à saúde pública. Aliás, se achávamos que a revolução industrial nos traria somente benesses, actualmente, o mundo ecoa o contrário.

A destruição do ecossistema florestal tem prejudicado, significativamente, o meio que nos rodeia. A falta do manuseio de maneira adequada do lixo, das valas de drenagem, e o abate desenfreado dos recursos florestais contribuem na sua essência na degradação do meio ambiente.

Os governantes, tanto quanto os cidadãos são todos chamados a contribuir na sua preservação. Contudo, não deixemos que a iniciativa seja do governo, mas de todos nós. Tudo isso começará  enquanto sermos apaixonados ou amigos do meio ambiente. Tratarmos o ambiente como gostaríamos que fossemos tratados. Deitar o lixo no local apropriado, plantar uma árvore no quintal, não destruir de forma desenfreada o mangal, entre outras iniciativas, estaríamos a contribuir de forma sã, na preservação do meio ambiente.

Caro amigo cidadão, se cuidares o ambiente estarás a contribuir para teu bem-estar, porque a qualidade do ar que respiramos depende, fundamentalmente, do ambiente em que estamos inseridos. Para que isto torne-se realidade é chamado o envolvimento de todos, em assumir uma responsabilidade ambiental. Não nos enganemos que o ecossistema ambiental é inesgotável.

O dia Mundial do Meio Ambiente, foi instituído a 5 de Junho de 1972, durante a conferência das Nações Unidas em Estocolmo, com objetivo de chamar a atenção de todas as forças vivas da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Por isso, seja um amigo do ambiente!

Cidadãos De Moçambique

Cidadãos de Moçambique

info@cidadaos.org.mz

Somos uma rede de activistas, independentes e apartidários, dedicados a assegurar que os cidadãos tenham o direito a informação e a informar bem como a capacidade de influenciar as decisões políticas, macro e micro, com impacto sobre as suas vidas

Sem comentários

Postar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: