Comunidade de Inhangome satisfeita com o desempenho dos professores da EPC do bairro

Quase três meses após o debate entre a comunidade e a direcção da EPC de Inhangome, que tinha como objectivo discutir as constantes faltas colectivas dos professores e as implicações do problema para os alunos, eis que os encarregados de educação revelam estar satisfeitos com o actual desempenho dos professores.

“Desde Março que tivemos o encontro com a direcção da escola, os professores já aparecem para dar aulas e chegam cedo. Estamos felizes porque o problema está ultrapassado”, contou Anabela Lopes, mãe e encarregada de educação.

Quem também testemunha acerca da melhoria do desempenho dos professores é o régulo da comunidade de Inhangome, Inácio Casimir.

“A população reclamava em relação a ausência dos professores e depois do encontro realizado pelo grupo de jovens daqui do bairro, entre a comunidade e a direcção da escola, os professores estão a cumprir o horário e chegam cedo. Por enquanto não há nada que nos inquieta na escola,”, contou o régulo.

O frente-à-frente entre a comunidade de Inhangome e a direcção da Escola Primária Completa da comunidade aconteceu no dia 16 de Março do presente ano, e tinha como objectivo analisar as causas das ausências colectivas dos professores e procurar soluções para o problema que prejudicava centenas de alunos. Fizeram parte do evento aproximadamente 30 pais e encarregados de educação, com destaque para o régulo do bairro, Inácio Casimir, Secretário da célula B, Francisco Paulino, director da EPC de Inhangome, João Ernesto, director-adjunto da escola, Gito Uapezo e os professores.

O encontro foi organizado pelo grupo informal Alibolaba, que trabalha com o apoio da Associação Cidadãos de Moçambique no âmbito de exercício da cidadania. Dentre várias actividades, a Alibolaba foi capacitada em matéria de advocacia, o que resultou na capacidade do grupo intervir para a solução deste problema.

 

Assista ao vídeo aqui

Cidadãos De Moçambique

Cidadãos de Moçambique

info@cidadaos.org.mz

Somos uma rede de activistas, independentes e apartidários, dedicados a assegurar que os cidadãos tenham o direito a informação e a informar bem como a capacidade de influenciar as decisões políticas, macro e micro, com impacto sobre as suas vidas

Sem comentários

Postar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: