Organizações em Quelimane instam os jovens ao empreendedorismo

A Plataforma Cidadãos de Moçambique em parceria com o Conselho Distrital da Juventude de Quelimane (CDJQ) realizou ontem, dia 24 de Julho, uma mesa-redonda para reflectir sobre o problema do desemprego juvenil e o empreendedorismo com o seguinte tema “Empregado ou Empreendedor: O que preferes?”.

O encontro que contou com a participação de mais de 30 jovens estudantes e empreendedores teve como oradores o Director do Programa de Desenvolvimento Ambiental (PRODEA), Estevão Neves, Director Executivo da Plataforma Cidadãos de Moçambique, Rogério Marques Júnior e contou com a moderação do Presidente do Conselho Distrital da Juventude de Quelimane, Chandinho Siquera Mizé.

Estevão Neves, Director do PRODEA, encorajou, por meio da sua história de superação, os jovens presentes a apostarem no empreendedorismo como uma forma de lutar contra o desemprego.

“Quando empreendemos, contribuímos para o alivio da pobreza em Moçambique. Quando empreendemos criamos condições de empregar mais jovens como nós. O empreendedorismo deve ser a nossa ambição e foco”, motivou.

Por sua vez, Rogério Marques Júnior, Director da CIDADÃOS, referiu que o governo moçambicano tem estado a desdobrar-se para oferecer uma educação aos jovens que se enquadre dentro das necessidades do mercado de trabalho, todavia, as taxas de analfabetismo e desemprego continuam a ser altas em Moçambique facto que é agravado, segundo o orador, pelo crescimento exponencial da população.

“Éramos 18 milhões em 2000, a taxa de analfabetismo era de 56% e a taxa de desemprego era de 38%. Hoje, em 2018, somos mais de 29 milhões, a taxa de analfabetismo é de 48% e a do desemprego é de 24%” explicou o orador tendo, depois, instado aos jovens a começarem a pensar “fora-da-caixa” porque o estado nunca terá capacidades de empregar a todos.

Dado a relevância e o impacto gerado pelo debate, a Plataforma Cidadãos de Moçambique e o Conselho Distrital da Juventude de Quelimane continuarão a promover o ciclo de debates que refletirão sobre os problemas que afectam os Jovens na Cidade de Quelimane. Espera-se que esta série de debates permita aos jovens desenvolverem habilidades necessárias para fazer face aos desafios diários que enfrentam.

A Plataforma Cidadãos de Moçambique é uma rede de activistas dedicados a assegurar que os cidadãos tenham o direito à informação e a informar, bem como influenciar o curso das decisões políticas. O CDJQ é uma plataforma que representa todas as organizações e associações juvenis ao nível do distrito de Quelimane, e constitui um interlocutor válido entre os jovens, o Estado, o Sector Privado e as Organizações Não-Governamentais.

Cidadãos De Moçambique

Cidadãos de Moçambique

info@cidadaos.org.mz

Somos uma rede de activistas, independentes e apartidários, dedicados a assegurar que os cidadãos tenham o direito a informação e a informar bem como a capacidade de influenciar as decisões políticas, macro e micro, com impacto sobre as suas vidas

Sem comentários

Postar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: