Debate sobre os limites da imprensa no contexto eleitoral

Limites da imprensa no contexto eleitoral

Em momentos eleitorais, e não só, o Jornalismo desempenha um papel inequívoco de educação às comunidades. Uma informação difundida, no contexto eleitoral, com qualidade tem um potencial de ajudar ao público eleitor a tomar melhores decisões e a adoptar por uma escolha consciente.

Todavia, para uma informação completa e de qualidade, urge que as fontes estejam completamente abertas a partilhar informações relevantes com o seu potencial eleitor por meio do jornalista.

A realidade Moçambicana, no geral, e de Quelimane, em particular, dita que nem sempre é assim, pois, no contexto eleitoral os jornalistas tem sido, de diversas formas, ostracizados, marginalizados, e, até banidos sempre que pautam por informar com rigor e verdade factos relacionados com os candidatos. Este cenário contribui, várias vezes, para que o jornalista continue a difundir informações superficiais e, tão-somente, ancoradas às agendas dos candidatos.

Reconhecendo este cenário e todo um manancial legal que suporta os trabalhos do jornalista em Moçambique, o Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC) em parceria com a Plataforma Cidadãos de Moçambique e a Universidade Pedagógica de Quelimane promoveram no último dia 5 de Outubro de 2018 um debate subordinado ao tema “os limites da imprensa no contexto eleitoral” com pesquisadores, profissionais de comunicação, estudantes e outros actores relevantes baseados na Cidade de Quelimane.

Refira-se que este debate acontece numa altura em que Moçambique vai conhecer, a 10 de Outubro de 2018, a realização das quintas eleições autárquicas. Um momento, que tem sido caracterizado, como o epíteto da participação política dos moçambicanos.

 

Veja o vídeo aqui

Cidadãos De Moçambique

Cidadãos de Moçambique

info@cidadaos.org.mz

Somos uma rede de activistas, independentes e apartidários, dedicados a assegurar que os cidadãos tenham o direito a informação e a informar bem como a capacidade de influenciar as decisões políticas, macro e micro, com impacto sobre as suas vidas

Sem comentários

Postar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: