Governo de Mocuba compromete-se a colaborar com PRODEA na provisão de Água Potável e Saneamento do Meio

O Governo do Distrito de Mocuba disse está quinta-feira, 20 de Dezembro, que continuará a colaborar com o Programa de Desenvolvimento Ambiental (PRODEA), no âmbito do seu projecto de acesso aos serviços básicos no sector de Água e Saneamento do Meio.

Falando na ocasião do encerramento da mesa-redonda, organizada pelo PRODEA com apoio da Fundação MASC, o Secretário Permanente, Titos Alcides Celestino, em representação do Administrador distrital, louvou a iniciativa promovida pelo PRODEA em contribuir para o bem-estar da população do distrito de Mocuba.

Aquele governante, instou a organização em não limitar-se, somente, no posto Administrativo de Mugeba, mas, a expandir os seus trabalhos para outros cantos do distrito. Segundo a fonte, o Governo está disponível a continuar a trabalhar com a organização PRODEA de modo a contribuir para o maior acesso à Água Potável e desenvolvimento das comunidades do distrito.

Durante a implementação do projecto de advocacia sobre provisão de água no posto administrativo de Mugeba, o PRODEA, dentre várias constatações, apurou nas comunidades a existência de 32 fontes inoperacionais, famílias que percorrem, em média, 15 a 30 km a procura de água potável; conflitos de interesse na alocação de fonte de água pelos proprietários dos espaços e prática do fecalismo a céu aberto por falta de latrinas.

Para reverter este cenário, o Director-geral do PRODEA, Estevão Neves, disse que, a organização que dirige vai continuar a trabalhar com vista a sensibilizar as comunidades, revitalizar os comités de gestão de água e a colaborar com o Governo e parceiros em prol do acesso à água e saneamento do meio.

A mesa-redonda contou com a presença de mais de 40 participantes a destacar membros do Governo distrital de Mocuba, técnicos do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas (SDPI), chefes das localidades, líderes comunitários, membros de comités de água entre outros. O evento tinha como objectivo o comprometimento do Governo e dos parceiros na elaboração de um plano de sucesso para a resolução e redução da problemática da água no seio das comunidades do posto Administrativo de Mugeba.

Secretário Permanente de Mocuba Discursando no encerramento da mesa-redonda organizada pelo PRODEA

Cidadãos De Moçambique

Cidadãos de Moçambique

info@cidadaos.org.mz

Somos uma rede de activistas, independentes e apartidários, dedicados a assegurar que os cidadãos tenham o direito a informação e a informar bem como a capacidade de influenciar as decisões políticas, macro e micro, com impacto sobre as suas vidas

Sem comentários

Postar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: